Simulado Português (3)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Simulado Português (3)

Mensagem  Geisa em Qua Ago 03, 2011 9:07 am

1.SONETO DE FIDELIDADE

De tudo ao meu amor serei atento
Antes e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.

Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou ao seu contentamento.

E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama.

Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.
(MORAES, Vinícius de.)

A palavra mesmo pode assumir diferentes significados, de acordo com a sua função na frase. Assinale a alternativa em que o sentido de mesmo equivale ao que se verifica no 3º. verso da 1ª. estrofe do poema de Vinícius de Moraes.

a)Pai, para onde fores, / irei também trilhando as mesmas ruas... (Augusto dos Anjos)
b)Agora, como outrora, há aqui o mesmo contraste da vida interior, que é modesta, com a exterior, que é ruidosa. (Machado de Assis)
c)Havia o mal, profundo e persistente, para o qual o remédio não surtiu efeito, mesmo em doses variáveis. (Raimundo Faoro)
d)Mas, olhe cá, Mana Glória, há mesmo necessidade de fazê-lo padre? (Machado de Assis)
e)Vamos de qualquer maneira, mas vamos mesmo. (Aurélio)

2) Leia o texto abaixo.

Cabelos longos, brinco na orelha esquerda, físico de skatista. Na aparência, o estudante brasiliense Rui Lopes Viana Filho, de 16 anos, não lembra em nada o estereótipo dos gênios. Ele não usa pesados óculos de grau e está longe de ter um ar introspectivo. No final do mês passado, Rui retornou de Taiwan, onde enfrentou 419 competidores de todo o mundo na 39ª Olimpíada Internacional de Matemática. A reluzente medalha de ouro que ele trouxe na bagagem está dependurada sobre a cama de seu quarto, atulhado de rascunhos dos problemas matemáticos que aprendeu a decifrar nos últimos cinco anos.

Veja - Vencer uma olimpíada serve de passaporte para uma carreira profissional meteórica?

Rui - Nada disso. Decidi me dedicar à Olimpíada porque sei que a concorrência por um emprego é cada vez mais selvagem e cruel. Agora tenho algo a mais para oferecer. O problema é que as coisas estão mudando muito rápido e não sei qual será minha profissão. Além de ser muito novo para decidir sobre o meu futuro profissional, sei que esse conceito de carreira mudou muito.
(Entrevista de Rui Lopes Viana Filho à Veja, 05/08/1998, n.31, p. 9-10)


Na pergunta, o repórter estabelece uma relação entre a entrada do estudante no mercado de trabalho e a vitória na Olimpíada. O estudante

a)concorda com a relação e afirma que o desempenho na Olimpíada é fundamental para sua entrada no mercado.
b)discorda da relação e complementa que é fácil se fazer previsões sobre o mercado de trabalho.
c)discorda da relação e afirma que seu futuro profissional independe de dedicação aos estudos.
d)discorda da relação e afirma que seu desempenho só é relevante se escolher uma profissão relacionada à matemática.
e)concorda em parte com a relação e complementa que é complexo fazer previsões sobre o mercado de trabalho.

3) Considere os textos abaixo.

(...) de modo particular, quero encorajar os crentes empenhados no campo da filosofia para que iluminem os diversos âmbitos da atividade humana, graças ao exercício de uma razão que se torna mais segura e perspicaz com o apoio que recebe da fé.
(Papa João Paulo II. Carta Encíclica Fides et Ratio aos bispos da igreja católica sobre as relações entre fé e razão, 1998)


As verdades da razão natural não contradizem as verdades da fé cristã.
(São Tomás de Aquino-pensador medieval)


Refletindo sobre os textos, pode-se concluir que

a)a encíclica papal está em contradição com o pensamento de São Tomás de Aquino, refletindo a diferença de épocas.
b)a encíclica papal procura complementar São Tomás de Aquino, pois este colocava a razão natural acima da fé.
c)a Igreja medieval valorizava a razão mais do que a encíclica de João Paulo II.
d)o pensamento teológico teve sua importância na Idade Média, mas, em nossos dias, não tem relação com o pensamento filosófico.
e)tanto a encíclica papal como a frase de São Tomás de Aquino procuram conciliar os pensamentos sobre fé e razão.

4) Leia um texto publicado no jornal Gazeta Mercantil. Esse texto é parte de um artigo que analisa algumas situações de crise no mundo, entre elas, a quebra da Bolsa de Nova Iorque em 1929, e foi publicado na época de uma iminente crise financeira no Brasil.

Deu no que deu. No dia 29 de outubro de 1929, uma terça-feira, praticamente não havia compradores no pregão de Nova Iorque, só vendedores. Seguiu-se uma crise incomparável: o Produto Interno Bruto dos Estados Unidos caiu de 104 bilhões de dólares em 1929, para 56 bilhões em 1933, coisa inimaginável em nossos dias. O valor do dólar caiu a quase metade. O desemprego elevou-se de 1,5 milhão para 12,5 milhões de trabalhadores – cerca de 25% da população ativa – entre 1929 e 1933. A construção civil caiu 90%. Nove milhões de aplicações, tipo caderneta de poupança, perderam-se com o fechamento dos bancos. Oitenta e cinco mil firmas faliram. Houve saques e norte-americanos que passaram fome.
(Gazeta Mercantil, 05/01/1999)


Ao citar dados referentes à crise ocorrida em 1929, em um artigo jornalístico atual, pode-se atribuir ao jornalista a seguinte intenção:

a)questionar a interpretação da crise.
b)comunicar sobre o desemprego.
c)instruir o leitor sobre aplicações em bolsa de valores.
d)relacionar os fatos passados e presentes.
e)analisar dados financeiros americanos.

5)

Em material para análise de determinado marketing político, lê-se a seguinte conclusão:

A explosão demográfica que ocorreu a partir dos anos 50, especialmente no Terceiro Mundo, suscitou teorias ou políticas demográficas divergentes. Uma primeira teoria, dos neomalthusianos, defende que o crescimento demográfico dificulta o desenvolvimento econômico, já que provoca uma diminuição na renda nacional per capita e desvia os investimentos do Estado para setores menos produtivos. Diante disso, o país deveria desenvolver uma rígida política de controle de natalidade. Uma segunda, a teoria reformista, argumenta que o problema não está na renda per capita e sim na distribuição irregular da renda, que não permite o acesso à educação e saúde. Diante disso o país deve promover a igualdade econômica e a justiça social.

Qual dos slogans abaixo poderia ser utilizado para defender o ponto de vista neomalthusiano?

a)“Controle populacional – nosso passaporte para o desenvolvimento.”
b)“Sem reformas sociais o país se reproduz e não produz.”
c)“População abundante, país forte!”
d)“O crescimento gera fraternidade e riqueza para todos.”
e)“Justiça social, sinônimo de desenvolvimento.”


6) Qual dos slogans abaixo poderia ser utilizado para defender o ponto de vista dos reformistas?

a)“Controle populacional já, ou o país não resistirá.”
b)“Com saúde e educação, o planejamento familiar virá por opção!”
c)“População controlada, país rico!”
d)“Basta mais gente, que o país vai para frente!”
e)“População menor, educação melhor!”



7) Na minha opiniao, existe no Brasil, em permanente funcionamento, nao fechando nem para o almoco, uma Central Geral de Maracutaia. Nao e possivel que nao exista. E, com toda a certeza, e uma das organizacões mais perfeitas ja constituidas, uma contribuicao inestimavel do nosso pais ao patrimonio da raca humana. Nada de novo e implantado sem que surja no mesmo instante, as vezes sem intervalo visivel, imediatamente mesmo, um esquema bem montado para fraudar o que la seja que tenha sido criado. [...] Exemplo mais recente ocorreu em Sao Paulo, mas podia ser em qualquer outra cidade do pais, porque a CGM e onipresente, nao deixa passar nada, nem discrimina ninguem. Segundo me contam aqui, a prefeitura de Sao Paulo agora fornece caixao e enterro gratuitos para os doadores de orgaos, certamente os mais pobres. Basta que a familia do morto prove que ele doou pelo menos um orgao, para receber o beneficio. Mas claro, e isso mesmo, voce adivinhou, ser brasileiro e meramente uma questao de pratica. Surgiram individuos ou organizacões que, mediante uma modica contraprestacao pecuniaria, fornecem documentacao falsa, “provando” que o defunto doou orgaos, para que o caixao e o enterro sejam pagos com dinheiro publico.
(Joao Ubaldo Ribeiro. O Estado de S.Paulo, 18.09.2005.)

No trecho — uma contribuicao inestimavel do nosso pais ao patrimonio da raca humana. —, contribuicao tem como referencia

A) o Brasil, em geral.
B) fechamento para o almoco.
C) Central Geral de Maracutaia.
D) a opiniao do autor.
E) a Prefeitura de Sao Paulo.



8) O valor do futuro depende do que se pode esperar dele. Portanto: se voce acredita de fato em alguma forma de existencia post mortem determinada pelo que fizermos em vida, entao todo cuidado e pouco: os juros prospectivos sao infinitos. O desafio e fazer o melhor de que se e capaz na vida mortal sem por em risco as incomensuraveis gracas do porvir. Se voce acredita, ao contrario, que a morte e o fim definitivo de tudo, entao o valor do intervalo finito de duracao indefinida da vida tal como a conhecemos aumenta. Ela e tudo o que nos resta, e o unico desafio e fazer dela o melhor de que somos capazes. E, finalmente, se voce duvida de qualquer conclusao humana sobre o apos-a-morte e sua relacao com a vida terrena, entao voce contesta o dogmatismo das crencas estabelecidas, nao abdica da busca de um sentido transcendente para o misterio de existir e mantem uma janelinha aberta e bem arejada para o alem. O desafio e fazer o melhor de que se e capaz da vida que conhecemos, mas sem descartar nenhuma hipotese, nem sequer a de que ela possa ser, de fato, tudo o que nos e dado para sempre.

(Eduardo Giannetti, O valor do amanha, p. 123.)

Nesse texto, o autor

A) oferece duas alternativas de raciocinio para o apos-a-morte.
B) defende, de qualquer maneira, o investimento na vida fisica.
C) defende as religiões orientais que propõem a sobrevida do espirito.
D) fala sobre investimentos financeiros a longo prazo.
E) defende a ideia de correr riscos agora, sem a esperanca no porvir.



Última edição por Geisa em Qua Ago 03, 2011 1:24 pm, editado 2 vez(es)

Geisa
Admin

Mensagens : 30
Data de inscrição : 25/07/2011

http://exercitandoportugues.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

GABARITO

Mensagem  Geisa em Qua Ago 03, 2011 9:10 am

1-C
2-E
3-E
4-D
5-A
6-B
7-D
8-B

Geisa
Admin

Mensagens : 30
Data de inscrição : 25/07/2011

http://exercitandoportugues.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum