Simulado Português (2)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Simulado Português (2)

Mensagem  Geisa em Qui Jul 28, 2011 2:35 pm

1. As florestas tropicais estão entre os maiores, mais diversos e complexos biomas do planeta. Novos estudos sugerem que elas sejam potentes reguladores do clima, ao provocarem um fluxo de umidade para o interior dos continentes, fazendo com que essas áreas de floresta não sofram variações extremas de temperatura e tenham umidade suficiente para promover a vida. Um fluxo puramente físico de umidade do oceano para o continente, em locais onde não há florestas, alcança poucas centenas de quilômetros. Verifica-se, porém, que as chuvas sobre florestas nativas não dependem da proximidade do oceano. Esta evidência aponta para a existência de uma poderosa “bomba biótica de umidade” em lugares como, por exemplo, a bacia amazônica. Devido à grande e densa área de folhas, as quais são evaporadores otimizados, essa “bomba” consegue devolver rapidamente a água para o ar, mantendo ciclos de evaporação e condensação que fazem a umidade chegar a milhares de quilômetros no interior do continente.

A. D. Nobre. Almanaque Brasil Socioambiental. Instituto Socioambiental, 2008, p. 368-9 (com adaptações).

As florestas crescem onde chove, ou chove onde crescem as florestas? De acordo com o texto,

A) onde chove, há floresta.
B) onde a floresta cresce, chove.
C) onde há oceano, há floresta.
D) apesar da chuva, a floresta cresce.
E) no interior do continente, só chove onde há floresta.


2. A partir de 1942 e estendendo-se até o final do Estado Novo, o Ministro do Trabalho, Indústria e Comércio de Getúlio Vargas falou aos ouvintes da Rádio Nacional semanalmente, por dez minutos, no programa “Hora do Brasil”. O objetivo declarado do governo era esclarecer os trabalhadores acerca das inovações na legislação de proteção ao trabalho.
GOMES, A. C. A invenção do trabalhismo.
Rio de Janeiro: IUPERJ / Vértice. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1988 (adaptado).

Os programas “Hora do Brasil” contribuíram para

A) conscientizar os trabalhadores de que os direitos sociais foram conquistados por seu esforço, após anos de lutas sindicais.
B) promover a autonomia dos grupos sociais, por meio de uma linguagem simples e de fácil entendimento.
C) estimular os movimentos grevistas, que reivindicavam um aprofundamento dos direitos trabalhistas.
D) consolidar a imagem de Vargas como um governante protetor das massas.
E) aumentar os grupos de discussão política dos trabalhadores, estimulados pelas palavras do ministro.


3. Em 2006, foi realizada uma conferência das Nações Unidas em que se discutiu o problema do lixo eletrônico, também denominado e-waste. Nessa ocasião, destacou-se a necessidade de os países em desenvolvimento serem protegidos das doações nem sempre bem-intencionadas dos países mais ricos. Uma vez descartados ou doados, equipamentos eletrônicos chegam a países em desenvolvimento com o rótulo de “mercadorias recondicionadas”, mas acabam deteriorando-se em lixões, liberando chumbo, cádmio, mercúrio e outros materiais tóxicos.

Internet: [g1.globo.com] (com adaptações).

A discussão dos problemas associados ao e-waste leva à conclusão de que

A) os países que se encontram em processo de industrialização necessitam de matérias-primas recicladas oriundas dos países mais ricos.
B) o objetivo dos países ricos, ao enviarem mercadorias recondicionadas para os países em desenvolvimento, é o de conquistar mercados consumidores para seus produtos.
C) o avanço rápido do desenvolvimento tecnológico, que torna os produtos obsoletos em pouco tempo, é um fator que deve ser considerado em políticas ambientais.
D) o excesso de mercadorias recondicionadas enviadas para os países em desenvolvimento é armazenado em lixões apropriados.
E) as mercadorias recondicionadas oriundas de países ricos melhoram muito o padrão de vida da população dos países em desenvolvimento.


4. Um estudo recente feito no Pantanal dá uma boa idéia de como o equilíbrio entre as espécies, na natureza, é um verdadeiro quebra-cabeça. As peças do quebra-cabeça são o tucano-toco, a arara-azul e o manduvi. O tucano-toco é o único pássaro que consegue abrir o fruto e engolir a semente do manduvi, sendo, assim, o principal dispersor de suas sementes. O manduvi, por sua vez, é uma das poucas árvores onde as araras-azuis fazem seus ninhos.

Até aqui, tudo parece bem encaixado, mas... é justamente o tucano-toco o maior predador de ovos de arara-azul — mais da metade dos ovos das araras são predados pelos tucanos. Então, ficamos na seguinte encruzilhada: se não há tucanos-toco, os manduvis se extinguem, pois não há dispersão de suas sementes e não surgem novos manduvinhos, e isso afeta as araras-azuis, que não têm onde fazer seus ninhos. Se, por outro lado, há muitos tucanos-toco, eles dispersam as sementes dos manduvis, e as araras-azuis têm muito lugar para fazer seus ninhos, mas seus ovos são muito predados.
Internet: [http://oglobo.globo.com] (com adaptações).

De acordo com a situação descrita,

A) o manduvi depende diretamente tanto do tucano-toco como da arara-azul para sua sobrevivência.
B) o tucano-toco, depois de engolir sementes de manduvi, digere-as e torna-as inviáveis.
C) a conservação da arara-azul exige a redução da população de manduvis e o aumento da população de tucanos-toco.
D) a conservação das araras-azuis depende também da conservação dos tucanos-toco, apesar de estes serem predadores daquelas.
E) a derrubada de manduvis em decorrência do desmatamento diminui a disponibilidade de locais para os tucanos fazerem seus ninhos.


5. Um novo método para produzir insulina artificial que utiliza tecnologia de DNA recombinante foi desenvolvido por pesquisadores do Departamento de Biologia Celular da Universidade de Brasília (UnB) em parceria com a iniciativa privada. Os pesquisadores modificaram geneticamente a bactéria Escherichia coli para torná-la capaz de sintetizar o hormônio. O processo permitiu fabricar insulina em maior quantidade e em apenas 30 dias, um terço do tempo necessário para obtê-la pelo método tradicional, que consiste na extração do hormônio a partir do pâncreas de animais abatidos.

Ciência Hoje, 24 abr. 2001.
Disponível em: http://cienciahoje.uol.com.br (adaptado).

A produção de insulina pela técnica do DNA recombinante tem, como consequência,

A) o aperfeiçoamento do processo de extração de insulina a partir do pâncreas suíno.
B) a seleção de microrganismos resistentes a antibióticos.
C) o progresso na técnica da síntese química de hormônios.
D) impacto favorável na saúde de indivíduos diabéticos.
E) a criação de animais transgênicos.


6. Assinale o trecho do diálogo que apresenta um registro informal, ou coloquial, da linguagem.

A) “Tá legal, espertinho! Onde é que você esteve?!”
B) “E lembre-se: se você disser uma mentira, os seus chifres cairão!”
C) “Estou atrasado porque ajudei uma velhinha a atravessar a rua...”
D) “...e ela me deu um anel mágico que me levou a um tesouro”
E) “mas bandidos o roubaram e os persegui até a Etiópia, onde um dragão...”


7. Calcula-se que 78% do desmatamento na Amazônia tenha sido motivado pela pecuária — cerca de 35% do rebanho nacional está na região — e que pelo menos 50 milhões de hectares de pastos são pouco produtivos. Enquanto o custo médio para aumentar a produtividade de 1 hectare de pastagem é de 2 mil reais, o custo para derrubar igual área de floresta é estimado em 800 reais, o que estimula novos desmatamentos. Adicionalmente, madeireiras retiram as árvores de valor comercial que foram abatidas para a criação de pastagens. Os pecuaristas sabem que problemas ambientais como esses podem provocar restrições à pecuária nessas áreas, a exemplo do que ocorreu em 2006 com o plantio da soja, o qual, posteriormente, foi proibido em áreas de floresta.

Época, 3/3/2008 e 9/6/2008 (com adaptações).

A partir da situação-problema descrita, conclui-se que

A) o desmatamento na Amazônia decorre principalmente da exploração ilegal de árvores de valor comercial.
B) um dos problemas que os pecuaristas vêm enfrentando na Amazônia é a proibição do plantio de soja.
C) a mobilização de máquinas e de força humana torna o desmatamento mais caro que o aumento da produtividade de pastagens.
D) o superavit comercial decorrente da exportação de carne produzida na Amazônia compensa a possível degradação ambiental.
E) a recuperação de áreas desmatadas e o aumento de produtividade das pastagens podem contribuir para a redução do desmatamento na Amazônia.




8. SERMÃO DO BOM LADRÃO

“Não são só ladrões, diz o Santo, os que cortam bolsas ou espreitam os que vão se banhar para lhes colher a
roupa; os ladrões que mais própria e dignamente merecem este título são aqueles a quem os reis encomendam os
exércitos, ou o governo das províncias, ou a administração das cidades, os quais já com manha, já com força, roubam e
despojam os povos. Os outros ladrões roubam um homem, estes roubam cidades e reinos; os outros furtam debaixo do seu risco, estes sem temor nem perigo; os outros, se furtam são enforcados, estes furtam e enforcam.”
Padre Antônio Vieira

De acordo com o texto lido, assinale a alternativa correta:

A) O autor critica os ladrões porque eles invadem a propriedade alheia.
B) Vieira acha que a propriedade privada deve ser defendida a qualquer custo, mesmo que para isto inocentes sejam confundidos com criminosos.
C) O autor distingue dois tipos de ladrões; os que estão no poder e roubam os povos e os outros que, se furtam, são enforcados.
D) De acordo com o texto, o autor acha que apesar de haver dois tipos de ladrões, ambos devem ser enforcados, pois ladrão é sempre ladrão.

9. A GALERA ILUSTRADA

Foi-se o tempo em que a tatuagem era símbolo de rebeldia. De tão comum, virou um acessório do corpo. Depois da fase dos desenhos tradicionais dos marinheiros, do abstracionismo dos símbolos tribais e dos nativos orientais, com dragões e ideogramas, a moda são os grafismos e a releitura de motivos clássicos como corações partidos e personagens de história em quadrinhos.
Discretas, as tatuagens conquistaram a pele de modelos, das patricinhas e dos adolescentes em geral. É claro que o preconceito ainda existe e que o exagero talvez se torne uma dor de cabeça na vida adulta.
Em carreiras conservadoras, como medicina e direito, a tatuagem pode ser encarada como desvario ou um perigoso sinal de desleixo, o que não quer dizer que médicos e advogados não possam ter uma. Na hora de escolher lugar, é só dar preferência a locais do corpo fáceis de esconder com roupa.
A panturrilha, a parte interna do antebraço e o ombro são as regiões preferidas dos garotos. Já as meninas tatuam mais o tornozelo, a nuca, a virilha e a base da coluna vertebral. Em alguns lugares, como o Estado de São Paulo, é proibida a tatuagem em menores de idade. Ignorar a lei tem seus riscos.

A partir da leitura do texto acima, podemos perceber que segundo o autor: A tatuagem já foi sinal de rebeldia. Hoje é apenas decoração do próprio corpo. Isso ocorre devido:
A) Não existir mais nenhum tipo de preconceito para com o uso de tatuagem.
B) Até em carreiras conservadoras as tatuagens conquistaram espaço.
C) Sendo discretas, as tatuagens conquistaram a pele de modelos, das patricinhas e dos adolescentes em geral.
D) A tatuagem já tem alcançado espaço em vários lugares do mundo.



Última edição por Geisa em Seg Ago 29, 2011 3:57 pm, editado 2 vez(es)

Geisa
Admin

Mensagens : 30
Data de inscrição : 25/07/2011

http://exercitandoportugues.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Gabarito Simulado Português (2)

Mensagem  Geisa em Qui Jul 28, 2011 2:46 pm

1-B
2-D
3-C
4-D
5-D
6-A
7-E
8-C
9-C

Geisa
Admin

Mensagens : 30
Data de inscrição : 25/07/2011

http://exercitandoportugues.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum